Alex Purkote enaltece a importância da mulher na agricultura familiar de São José dos Pinhais

Antes mesmo de o galo cantar, é hora de pular da cama. Bora se arrumar para mais um dia de labuta no campo. O número de mulheres na agricultura tem crescido desde a operação do maquinário até à gestão do negócio. Elas comandam cerca de 20% dos estabelecimentos rurais. Cada vez mais capacitadas, sabem que agricultura com alta performance não se faz sem inovação e tecnologia.

Enquanto a bateria do celular é recarregada, dá tempo de passar o café, acordar as crianças para a escola e conferir a agenda do dia. Tudo pronto? É hora das mulheres do agro partirem para a lavoura.

Em São José dos Pinhais as mulheres têm ganhado cada vez mais espaço no campo, e um dos fatores que tem contribuido para esse crescimento é o apoio que elas estão tendo a secretaria de Agricultura e abastecimento através do secretário Alex Purkote.

“A mulher tem papel fundamental na administração do lar, e agora das empresas e no campo e a SEMAG, tem como obrigação apoiar e incentivar cada vez mais as mulheres que fazem da agricultura familiar um piular de desenvolvimento da nossa cidade”. Disse Alex.

Com as mulheres na agricultura através do empoderamento feminino, faz com que aumente a atuação da mulher, tanto em funções operacionais como de comando, e isso é crescente em diferentes países tornando a como protagonista. No Brasil, dados do IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística) mostram que cerca de 1 milhão de mulheres dirigem propriedades agrícolas no país – 20% do total de estabelecimentos rurais, segundo o Centro Agropecuário de 2017, o que representa um crescimento de 38% em relação ao Censo de 2006.

Apesar disso, no setor agrícola brasileiro o número de engenheiras agrônomas ainda é bem menor do que o de engenheiros: elas são 20% do total de graduados, segundo o sistema Confea-Crea. Mas, ao se visitar os cursos de Agronomia pelo país, já é perceptível que a proporção de mulheres nas turmas é cada vez maior.