Você sabia que o maior polo turístico rural do Brasil se encontra em São José dos Pinhais?

 Você sabia que o maior polo turístico rural do Brasil se encontra em São José dos Pinhais?

Vereador Juliano Martins


O caminho do vinho surgiu há 22 anos, inicialmente por famílias Italianas que vieram morar na colônia mergulhão trazendo em suas bagagens algumas sementes de uvas. Essas famílias plantaram as sementes e começaram a produção do vinho, que era apenas para consumo próprio e logo começaram a ver um possível potencial para venda, então a produção passou a ser planejada para o consumo da população.

Entrada Caminho do Vinho

A identificação do potencial turístico da região ocorreu em 1998 e após alguns anos foi criada a ACAVIM – Associação Caminho do Vinho, que é localizada na colônia mergulhão e já tem 15 anos de existência fomentando ações de desenvolvimento, divulgando o folclore, artesanato, comidas típicas e a valorização do patrimônio histórico cultural, por meio do estímulo à preservação e conservação das casas históricas, qualidade dos produtos comercializados como o vinho, suco, graspa e licores, produtos coloniais (salames, queijos, compotas, bolachas, conservas, entre outros) e agrícolas, transformando a região em um polo turístico rural.
A associação hoje conta com 40 associados tendo a previsão de entrada de mais 15 com a tendencia de aumentar cada vez mais, conta Adilson Roberto Rocha, presidente da ACAVIM. “O fortalecimento da associação cresceu com o apoio da prefeitura de São José dos Pinhais”. Adilson ainda conta que para o final do ano as perspectivas são boas, pois a temperatura tende a aumentar com o verão, logo, a visita de mais turistas é almejada por todos os comerciantes.
O caminho do vinho conta com passeio com guia turístico em um trenzinho que vai parando em todos os locais do trajeto do caminho do vinho, proporcionando um passeio diferente para os turistas, assim os mesmos podem conhecer mais sobre a história do local, fazer compras e embarcar no próximo trem sem pagar outra passagem.


Aqui fica um convite do Vereador Juliano Martins: vamos valorizar o turismo local, valorizar aquilo que já temos em nossa cidade antes mesmo de conhecer novos destinos?

Matéria por: Gabrielly Straube